NOTA DE ESCLARECIMENTO

Senhores Usuários , O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional de Natal está sendo conduzido por uma nova diretoria e administração a partir mês de abril do corrente ano. Esta diretoria vem a público esclarecer o papel deste CEREST.
Em face da implantação e implementação efetiva da Política de Saúde do Trabalhador, segundo determina a Portaria Nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, o CEREST Regional de Natal desempenhará as funções de suporte técnico, educação permanente, coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no ÂMBITO DA SUA ÁREA DE ABRANGÊNCIA.
Além disso, realizará apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na atenção primária em saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde; e continuará atuando como Centro Articulador e Organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador.
O CEREST prioriza o fortalecimento da sua rede de abrangência nos municípios que compõem a VII Regional de Saúde: NATAL, PARNAMIRIM, MACAÍBA, SÃO GONÇALO DO AMARANTE E EXTREMOZ, e tem o propósito de promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da Promoção à saúde, Prevenção, Vigilância e Matriciamento.
O CEREST esclarece que acolherá, exclusivamente, os trabalhadores acometidos de DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO, segundo preconiza a Portaria. nº 1339/GM, de 18 de novembro de 1999, na sua rede de abrangência (VII Regional de Saúde). Durante a assistência, dará o primeiro suporte aos municípios que fazem parte desta rede, para que os pacientes retornem ao atendimento na rede municipal de origem.
Primando, além da assistência, a busca pela Promoção à saúde, Prevenção, Vigilância a saúde do trabalhador e o apoio matricial, e objetivando a melhor qualidade de vida do trabalhador, na rede do VII Regional de Saúde, a equipe do CEREST Regional de Natal coloca-se à disposição de todos para quaisquer outros esclarecimentos.
Natal, 15/05/2018.
Atenciosamente, CEREST Regional de Natal