SINDFORTE-RN 10 ANOS

Ao completar 10 anos, o SINDFORTE-RN (Sindicato Estadual dos Trabalhadores Vigilantes em Transporte de Valores) não só confirma sua trajetória de resistência, aprendizado e solidariedade frente aos atuais desafios que o Brasil atravessa, ele referenda seu projeto de sindicalismo classista e seu compromisso de valorização do trabalho.

Foi uma década de lutas árduas pela sua sobrevivência. O nascimento do Sindicato e o seu fortalecimento foi exclusivamente para servir, entender e representar todos os setores do nosso seguimento de forma adequada. Fundado em 31 de janeiro de 2011.  Pelo Saudoso e Eterno Presidente, José Tertuliano Santiago de Lima, ele tinha em sua percepção de luta na defesa de toda categoria atribuindo assim muitas injustiças dentro das empresas de transporte de valores no Estado do Rio Grande do Norte, entre elas as demissões por justa causa, demissões por adoecimento relacionadas ao trabalho escravo que está entidade conseguiram reverter inúmeras vezes, escalas exaustivas, o então famoso banco de horas, entre outras atribuições

Quando avaliamos essa década de luta o extrato que tiramos é extremamente positivo. O SINDFORTE-RN tem impresso em seu DNA a compreensão de que o movimento sindical é dinâmico e por isso precisa de soluções dinâmicas, que tenham como fonte o conjunto amplo das forças: trabalhadores e das trabalhadoras em todo seu seguimento, Transporte de valores, Tesouraria Bancária, Escolta Armada, Vig. Segurança de Base, VSPP, entre outras tantas categorias. E a unidade é uma marca de sua atuação tanto na base como nas lutas mais amplas.

A resistência em defesa de tudo que conquistamos até aqui deve ser o fio condutor de nossas lutas. Não podemos vacilar, a unidade e fortalecimento do movimento sindical é fundamental para resistir ao retrocesso contra o maior golpe que o capitalismo quer impor à classe trabalhadora brasileira.

O SINDFORTE-RN já alcançou uma expressiva representação no debate em prol da categoria, haja vista sua participação em negociações, reuniões e grupos de trabalhos de interesse dos trabalhadores a nível de Brasil quando participamos de um grupo de trabalho denominado CCASP comissão consultiva para assuntos da segurança Privada.  O próximo passo ainda a ser realizado é manter e ampliar nossas trincheiras e junto a isso ampliar nossa organização em cada local de trabalho, sendo esse o passo fundamental para consolidar a nossa luta para além da resistência.

O sindicato tem clareza que o campo de transporte de valores e todo seu seguimento são setores que devem continuar aumentando de tamanho, independente da crise, já que os serviços de nossa atividade são essenciais para essa nova economia, e que precisa continuar com os atendimentos a população como um todo, por isso é fundamental continuar com um sindicato forte e atuante para continuar a cumprir o seu papel com maestria.

Parabéns aos diretores, e associados que acreditam na organização da classe trabalhadora como ferramenta de luta para conquistar e ampliar direitos. Meu muito obrigado a todos os companheiros que fazem do SINDFORTE-RN a entidade que é hoje. Que venham os próximos 10 anos!