DIRIGENTES SINDICAIS SOFREM NOVAS AMEAÇAS NA COLÔMBIA

Em 28 de outubro, cinco líderes do SINTRABRINKS, o Sindicato dos Trabalhadores da Brinks da Colômbia, foram ameaçados de morte por seu trabalho sindical. Rómer Díaz, Rigoberto Bello, Javier Vega, Ronis Atencia e Jose Claro, da seção de Bogotá, receberam uma declaração de um grupo auto-denominado “Águilas Negras” por meio de uma mensagem do WhatsApp. Por meio de insultos e queixas, recomenda-se que “cuidem de sua saúde e de suas famílias” e que “o próximo aviso seja franco e real”. Infelizmente, não é a primeira vez que nossos afiliados na Colômbia recebem ameaças de morte por seu trabalho no movimento sindical. Há pouco mais de um mês, Diana Vargas, presidente da Sub-Diretoria do SINTRASALUDCOL, também afiliada à UNI Américas, recebeu uma ameaça de morte por meio de ligações anônimas que explicitamente exigiam que ela parasse de agir “a favor dos trabalhadores”. O número de ameaças e assassinatos na Colômbia está longe de diminuir em um contexto em que os acordos de paz estão sendo tentados parar e onde a violência segue a ordem do dia.

Marcio Monzane, Secretário Regional da UNI Américas, expressou preocupação com essas novas ameaças: “A Colômbia trouxe terror, mortes e ameaças a líderes sociais, incluindo líderes sindicais, apesar de a Colômbia ter ingressado recentemente na OCDE. Está na hora de dizer o suficiente.

“Exigimos que o governo e a OCDE protejam o direito de associação (liberdade de associação) e que a Brinks respeite o direito dos trabalhadores de se organizarem em sindicatos e de negociar coletivamente. Chega de ameaças e mortes de trabalhadores na Colômbia! ”, Afirmou.

Além disso, Christy Hoffman, secretária geral da UNI, disse: “O ataque aos líderes sindicais na Colômbia é uma crise internacional e o movimento sindical global continuará trabalhando pela justiça e pelo respeito aos direitos humanos”.

“Esses 5 bravos líderes não devem receber ameaças por querer melhorar a vida de suas famílias. A empresa e o governo não podem permitir que essa violência continue com impunidade”, concluiu.

A Colômbia deve pôr um fim à estigmatizarão e à perseguição sindical, entendendo que não há democracia real enquanto os direitos humanos e trabalhistas continuarem a ser violados, o que constitui um direito fundamental de todos os seus cidadãos. A UNI Américas visitou o Governo e o Gabinete do Procurador-Geral para solicitar a garantir a vida de cada um dos parceiros ameaçados e de suas famílias através dos protocolos relevantes. Da mesma forma, a Ministra do Trabalho, a Exc.ª. Alicia Arango, foi convidada a garantir espaços de trabalho livres de medo e perseguição, para que os trabalhadores possam decidir livremente e exercer seus direitos sindicais.

A UNI Américas pede que a empresa Brink’s estabeleça uma posição pública ao rejeitar esses incentivos à violência e contribuir para o processo de investigação da origem dessas ameaças.